Os 10 Pratos mais Típicos Portugueses

Aqui vão 10 dos pratos mais típicos da culinária portuguesa:

  1. Bacalhau – Bacalhau não é só uma receita mas uma série enorme de receitas, não existe onde escolher, depende da zona do país e da altura do ano, desde pratos rústicos como pataniscas de bacalhau até sofisticados como bacalhau espiritual.
  2. Cozido a Portuguesa – Prato tão típico que está no nome, consiste num cozido de um todo género de carnes, enchidos, vegetais, servido com batata e arroz.
  3. Prego no Pão – Servido em qualquer parte do país como a Bifana, desde tascas a até restaurantes, adorado com cerveja por toda a gente.
  4. Sardinha Assada – Outro dos peixes adorados, estando disponível todo o ano, mas a melhor épico para consumir é durante o Verão, visto que depois da desova a sardinha fica mais gorda e deliciosa.
  5. Leitão da Bairrada – O leitão é servido por todo o país mas ganhou fama na Bairrada, por ser cozinhado em forno de lenha com a pele super estaladiça e a carne suculenta.
  6. Arroz de Marisco – Prato de arroz fácil de fazer e flexível, criado por pescadores onde se usava o pescado do dia, pode ser barato ou caro, dependendo dos ingredientes mas sempre delicioso.
  7. Migas à Alentejana – Uma variante da açorda, tudo fica bem com pão, alho e coentros, tudo bem frito com carne de porco.
  8. Feijoada à Transmontana – A mais famosa mas todas as feijoadas são apreciadas, a combinação de feijão com porco, enchidos, couve e arroz é delicioso.
  9. Sopa da Pedra – Uma sopa deliciosa e rica que vem do Ribatejo, existem várias variações, mas basicamente é uma sopa rica de feijão e enchidos.
  10. Tripas à moda do Porto – Pode-se contestar este ultimo lugar mas a famosas tripas á moda do porto são adoradas, talvez no mesmo nivel que as francesinhas, basicamente é uma feijoada com tripas.

Deixar uma resposta